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O que aprendi na 7ª Maratona Digital

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Esses eventos de imersão são sempre ótimos, porque, além de ser um “concentrado” de novos aprendizados, nos fazem repensar na maneira como fazemos aquelas coisas mais triviais do nosso dia a dia. Ver opiniões e formatações diferentes para temas que, muitas vezes, colocamos no “automático” sempre dá aquela mexida nos neurônios.

E com a 7ª Maratona Digital não foi diferente! Foram 3 dias de muito, muito conteúdo, alguns inspiracionais, outros bem focados na prática. Momentos impagáveis como os memes hilários usados pela Carol (Dinamize) na apresentação sobre e-mail que muito me fizeram rir, o jeito espontâneo do Rafael Terra fazer a gente entender seu ponto de vista e até aquele mesmo conteúdo de Inbound Marketing que já ouvi mil vezes, mas que o Jonanthan (Resultados Digital) conseguiu tornar ainda mais interessante e necessário. Enfim, foram muitos momentos e muitos insights, mas separei os cinco principais headlines para compartilhar com vocês. Como eu disse antes, não que tenham sido “novos conhecimentos”, mas foram alguns pontos que merecem uma reflexão, nem que seja para encontrar uma nova maneira de fazer:

  • Seja multicanal: hoje trabalhar uma única interface não é mais suficiente. A empresa não pode mais estar APENAS no Facebook ou APENAS no Instagram ou APENAS no seu ponto de venda. A interação com o cliente deve ser pensada de uma maneira global, pensando nos vários pontos de contatos e oportunidades que temos em cana canal. E como cada canal se relaciona com o outro, como podemos integrá-los na estratégia. Cada um funciona do seu jeito, mas, juntos, fazem a estratégia acontecer. E o resultado aparecer!

 

  • Mobile, mobile, mobile! É incrível como cresceu o acesso das pessoas nos dispositivos móveis. Hoje temos mais smartphones do que pessoas no Brasil! Não dá pra pensar mais que o cliente não está na internet. Todo mundo tem um celular e usa para pesquisar simplesmente TUDO! E todo mundo (ou quase!) está sempre de olho em alguma rede social. Para ter uma ideia, 1 em cada 5 minutos gastos no mobile é no Facebook ou Instagram. Por isso, é muito, muito importante pensar em como a comunicação irá aparecer no mobile. E isso não é nem só pensar no site que tem que ser responsivo (isso já é item OBRIGATÓRIO!), mas os e-mails marketing tem que ser pensados no mobile, os anúncios nas plataformas, os posts.

 

  • Linkedin: aposte na entregabilidade. Hoje o Linkedin tem uma entregabilidade orgânica de conteúdo muito maior do que o Facebook. E é uma rede que oferece MUITA oportunidade. Principalmente para serviços B2B ou aqueles direcionados para um público mais refinado, como quando a “persona” da marca são executivos ou diretores de empresa. Claro que é uma mídia cara para anunciar, mas a efetividade tem sido muito boa.

 

  • Instagram Stories: faça! Simples assim. Faça! O retorno para a marca é muito bom. E é muito simples de fazer. Não requer grandes produções e envolvimento, aliás, esse é um dos pontos chaves, pois mostra que a marca é “humana”, espontânea, que alguma coisa pode não sair 100% na hora e que isso é OK. Mas isso não quer dizer não planejar a ação: planeje, veja bem como potencializar o retorno e faça.

 

  • Influenciadores digitais: Use-os! Mas, claro, no bom sentido! Eles estão por aí e sua força é incrível! Isso faz com que muitos sejam praticamente inacessíveis para muitas marcas, mas, neste ponto, lembre-se de que existem muito influenciadores menores, não tão famosos, mas que trazem muito retorno para a marca! Pesquise quem são os influenciadores no seu segmento e traga-os para perto da sua marca. Aqui a grande palavra é EXPERIÊNCIA. Proporcione para eles uma experiência real com sua marca. E veja o resultado!
Silvia Miebach
Silvia Miebach
Especialista em Inbound Marketing e Social Media

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