Neste final de semana, aconteceu a décima edição da Maratona Digital, um dos eventos mais bacanas sobre marketing digital do sul do país. Foram mais de 300 pessoas, 18 palestras, dois dias e meio de evento e muito, muito conteúdo bacana!
O diferencial desta edição é que foi mais direcionado para profissionais de marketing, trazendo workshops com temas mais avançados.
Vamos tentar trazer aqui um pouquinho sobre cada palestra e o que mais curtimos por lá. Como são muitas palestras e o texto ficou longuíssimo, a dica é percorrer a lista e ver as palestras que mais te interessam, caso você não tenha muito tempo para ler.
Vítor falou muito sobre SEO. 51% dos resultados de busca vêm do Google, tanto da busca orgânica quanto paga. O primeiro mecanismo de busca mais utilizado é o Google Search, o segundo o Google Images e o terceiro o Youtube. Então, quando pensar num conteúdo a ser disponibilizado na internet, pensa nesses três buscadores e otimiza para eles.
As pessoas pesquisam basicamente de 4 formas:
Um tipo de busca que vem crescendo muito é a busca por voz, que foi apontado como A grande tendência do Google para 2018.
Vítor falou também no AMP e na importância de acelerar o carregamento do site. Isso é importante para o Google na hora de ranquear, mas, principalmente para a experiência do usuário com o site, especialmente em sites de e-commerce.
Falou também sobre o PWA e como fazer o site se comportar como “aplicativo”, assunto bastante técnico que precisa ser estudado mais a fundo.
E, por fim, trouxe a bombástica notícia sobre o HTPPS: sites que não forem exibidos em htpps não serão indexados pelo Google! Aparecerá uma antipática e assustadora mensagem dizendo que aquele não é um ambiente seguro. E, cá entre nós, quem é que vai querer navegar num site não seguro? Então, vale a pena ir atrás dessa mudança. Te liga no prazo: Setembro de 2018! Corre que dá tempo!
As palestras do Rafa são sempre divertidíssimas e ótimas porque ele não tem medo de compartilhar conhecimento! Com ele aprendi os principais hacks práticos sobre como trabalhar com redes sociais e, a cada palestra, curso ou até conversa com ele aprendo coisas novas porque ele tem isso: disponibilidade em compartilhar!
Enfim, Rafael nos contou sobre sua visita em várias empresas lá pelo Vale do Silício, a experiência de criar uma startup para um treinamento (se liguem pessoal do RH, pois é a segunda startup – mesmo fictícia – que conheci no último mês que prevê o fim do setor de RH nas empresas!) e, claro, trouxe o que eu mais gosto: dicas práticas!
Mas antes disso, algumas considerações importantes quando se pensa naquela turma do Vale do Silício e o que eles têm a ensinar para nós:
E, agora, as dicas práticas do Rafael Terra:
Primeira palestra do sábado, o advogado especialista em Direito Digital Leonardo Zanatta trouxe vários conteúdos interessantes e contextualizou muito sobre a fakenews e a maneira como as empresas devem lidar com elas. O conteúdo que me chamou mais atenção foi:
E um dado bem interessante: você sabia que os maiores influenciadores no whatsapp são os familiares próximos e grupos de familiares? Ninguém resiste a uma fofoca de família! Saiba usar isso a seu favor!
Apesar de a palestra não ter trazido o guia completo de como fazer, valeu para conhecer um aplicativo que me pareceu incrível para quer realmente fazer negócios pelo whats: o Whastshare, vencedor do concurso de startups de varejo na Febravar 2018.
Ele faz uma coisa muito simples: cria um link, que pode ser disponibilizado em redes sociais e no site, onde a pessoa clica e abre direto numa conversa de whatsapp com sua loja. Facilidade para o consumidor, que não precisa pegar o número de empresa, cadastrar e iniciar uma conversa (e nesse processo pode acabar encontrando algo mais interessante para fazer do que comprar o seu produto) e para o lojista. Preço super acessível. Vale a pena conhecer.
Para nós, que já trabalhamos bastante com criação de landing pages não teve tanta novidade, mas algumas dicas que podem ajudar quem quer criar uma ótima landing page:
E uma dica final: as melhores landing pages são as que cumprem a sua promessa, ou seja, que entregam o que disseram que iam entregar depois que o usuário cadastra seu e-mail. Pense seriamente sobre isso!
Mais uma palestra com o Rafa, recheada de dicas práticas. Vamos a elas!
Quem não ama o pixel de conversão??? Ele ajuda muito a vender, principalmente porque ajuda a resgatar o cliente que se distraiu no processo de compra. Mas o assunto é bem técnico. Sugiro investigar um pouco mais.
Os grandes “trunfos” do pixel é poder fazer remarketing e criar públicos “look alike”, duas coisas que, se bem usadas, dão muito retorno,
Mas lembre-se: tudo começa com instalar o pixel do Facebook no seu site! Sem ele, a “mágica” não acontece. E pode acreditar: ela acontece!
Para quem quer se aventurar, fica a dica: dá pra instalar o pixel diretamente pelo GTM (Google Tag Manager).
Para quem nunca assistiu uma palestra da Mahara, vale a pena ficar de olho quando será a próxima e assistir, porque ela é ótima!
Claro que para nós, da Dito e Feito, que já trabalhamos com Inbound Marketing e somos parceiros da Resultados Digitais, não teve tanta novidade. Mas vou ressaltar alguns pontos que achei ótimos de relembrar:
Que mês desculpem os outros palestrantes, mas a palestra foi top! A Adri é incrível! Quem tem e-commerce e precisa de uma forcinha, realmente recomendo procura-la.
Alguns conhecimentos compartilhados pela Adri:
10. Fotografia e Design para Mídias Sociais, com Felipe Onzi, da Fabulosa Ideia
A palestra do Felipe foi bem visual, onde ele apresentou várias dicas do que fazer e do que não fazer com as imagens.
Basicamente, as imagens nas mídias sociais têm três objetivos: emocionar, informar e vender. Ela deve ser escolhida tendo em mente o objetivo em primeiro lugar.
11. Web Analytics na Prática, com Rafael Comin
Um dos pontos principais do sucesso em Marketing é trabalhar em cima de dados (e não de “achômetros”) e ter uma infinidade de dados é uma das grandes vantagens do marketing digital sobre o marketing tradicional.
Felizmente, existem várias ferramentas capazes de nos prover esses dados. O Google Analytics é a mais democrática delas (por ser free) e uma das mais completas. O segredo está em definir o que é mais importante de medir e acompanhar, pois é impossível medir tudo (ou passaríamos o dia inteiro fazendo isso), mas definir quais dados são interessantes para gerar insights.
Na mesma onda, Facebook, Instagram e até LinkedIn oferecem seus próprios analytics.
Enfim, é algo trabalhoso, mas que vale a pena tirar algumas horas para conhecer e compreender.
12. Aplicações Reais de Inteligência Artificial no Marketing, com João Stringhini
A manhã de sábado começou com um tema muito bacana e atual: robôs e inteligência artificial. Eles realmente vêm desempenhando tarefas muito importantes e capazes de trazer importantes resultados para as vendas. E não falamos apenas na Alexa, como importante ferramenta de vendas para a Amazon, e suas colegas americanas. João apresentou o case da sua empresa, que desenvolveu um programa capaz de auxiliar na boa execução da planoprogramação dos produtos no PDV e como isso pode impactar nas vendas.
13.Bots na prática, com Juliano Melchior
Seguindo na onda da tecnologia, Juliano Melchior falou dos robôs, que vem sendo cada vez mais utilizados pelas empresas para dar um bom atendimento aos consumidores. E aqui é importante diferenciar que um bot não é um FAQ: embora ele responda muito (e muito!) as perguntas mais comuns dos consumidores, ele pode fazer um atendimento bem personalizado. Vale a pena conhecer o case da KLM, companhia aérea, que usar muito bem os bots em todos os seus momentos de interação com o usuário (que, muitas vezes, deve ter certeza de estar falando com um humano! Kkk).
14. Marketing de Conteúdo e Webwriting, com a Luiza Drubscky, da Rock Content
Luiza trouxe um “resumão” de como criar um material muito bacana para a web, a partir de sua experiência na Rock Content, uma das maiores empresas de marketing de conteúdo do Brasil.
Tudo começa na escolha do formato x o canal de distribuição: é importante dedicar um tempinho para escolher qual o melhor formato para usar no Facebook, no Instagram, no Youtube, etc. A maioria dos materiais pode “circular” entre as mídias, mas com alguns ajustes importantes.
Para criar um bom material, o passo número 1 é definir qual a dúvida específica ele vai resolver. Um material que se propõe a responder muitas coisas normalmente, não é efetivo.
Depois, faça uma pesquisa por palavras-chave relacionadas ao tema, para ver como as pessoas estão pesquisando sobre ele (o Google Keyword Planner ou o Semrush podem ser usados para isso, sendo que a ferramenta do Google é gratuita).
Pesquise se o tema foi abordado pela concorrência e como foi feito para que você consiga se diferenciar.
Escola um título muito bom: faça perguntas, ou numere listas, ou use adjetivos marcantes ou apresente um benefício muito bacana do material.
Faça um esqueleto do texto com os pontos principais para ter certeza de ter bons headlines (e esses tópicos virarão seus intertítulos, que são super importantes em termos de SEO).
Escreva com clareza e use a técnica da escaneabilidade, onde, somente passando os olhos, o leitor consegue ver do que se trata (porque são poucos os que leem o texto na íntegra).
Revise, publique e acompanhe a performance do material, vendo quantas conversões, visitas ao blog, engajamento ele gerou.
15. Mídia programática, com Márcia Brudke
Uma excelente forma de anunciar que se resume, basicamente, em utilizar os parceiros do Google para veicular banners e anúncios (sites de conteúdo, sites jornalísticos, etc). Conteúdo bastante denso, cheio de siglas (!), mas que, caso você tenha um bom valor a investir (leia-se: acima de R$ 8 mil/mês), vale a pena conhecer. Como a própria Márcia disse, esse tipo de mídia é para “cachorro grande”.
16. Linkedin Marketing Avançado, com Rafael Terra
A palestra era para ter sido com a Patrícia Leka, do LinkedIn Brasil, mas ela teve um contratempo e não conseguiu ir na Maratona. Rafael Terra assumiu a palestra e, como sempre, trouxe dicas muito bacanas sobre essa mídia que me encanta a cada dia!!!
17. Segredos da audiência, com Samuel Pereira
Samuel, entre várias histórias e cases engraçados, nos trouxe a estrutura do vídeo ideal:
Quando publicar o vídeo, não esquecer de fazer um bom SEO e escolher um título forte, que contenha: benefício + energia + tempo. Por exemplo: 3 chamadas simples que vendem muito e rapidamente.
Duas últimas dicas:
18. Métricas em Mídias Sociais, por Rafael Terra
E finalmente, Rafael Terra fecha a Maratona com uma palestra bem direcionada a profissionais de agência, trazendo as principais métricas a serem incluídas num relatório para clientes.
Segundo ele, a métrica mais importante é o número de visualizações, pois está cada vez mais difícil entregar conteúdo nas redes sociais e é isso que vai impulsionar as outras métricas.
Como já falamos antes, existe uma infinidade de métricas disponíveis. Por isso, é importante refletir seriamente sobre quais fazem sentido para o cliente, lembrando que isso varia de cliente para cliente.
Depois de escolher as métricas, é importante “abri-las” em KPIs, que é onde conseguiremos analisar a performance.
Métricas interessantes: