Já falamos algumas vezes aqui no blog sobre Landing Page, mas você sabe exatamente o que é isso e por que ela é tão importante?
Bom, vamos começar explicando o que é. A Landing Page é a principal forma de call-to-action, ou seja, de chamar seu cliente para a ação. Basicamente, ela é uma página de captura de dados: aquela página para onde você é direcionado quando clica num botão para baixar um material de algum site e que lhe pede alguns dados. Nós mesmas, aqui na Dito e Feito, utilizamos bastante essa ferramenta, pois ela é muito efetiva!
Essa página, normalmente tem um pequeno texto explicando do que se trata, um formulário para ser preenchido com os dados do usuário e uma “recompensa” para quem preenche: um cupom de desconto, um e-book ou o acesso a alguma área especial no site, por exemplo.
Mas onde está o poder dessa ferramenta?
A primeira questão a ser considerada é que ela faz com que as pessoas que passam pelo seu site deixem um rastro, que você poderá seguir para fazer a venda no futuro. Isso faz com que os visitantes de uma página se transformem em leads, ou seja, potenciais clientes. Em nosso e-book Como transformar acessos em leads explicamos bem como funciona esse processo.
Mas vamos nos centrar na questão da landing page, que é o nosso assunto de hoje. É através dela que você vai conseguir os dados do seu cliente: nome, cidade onde ele mora, interesses e o principal: o e-mail, que será sua forma de contato com ele a partir de agora.
E a utilidade dela não se encerra neste primeiro contato. Você pode utilizar outras landing pages para ir, cada vez mais, buscando informações do seu cliente. Conforme a ocasião, você solicita determinados dados e, assim, vai refinando seu cadastro. Com isso, você segmenta seus clientes e consegue criar ações específicas para cada grupo, aumentando suas chances de sucesso.
Além disso, ela é peça essencial para diminuir investimentos em o Google Adwords, pois, ao criar uma oferta e anuncia-la no Google, ao invés de direcionar o cliente para a home do site, você direciona para uma landing page específica onde ele vai, rapidamente, fazer a conversão, evitando que tenha que entrar no site, procurar a oferta, fazer todo o caminho da compra. Com a landing page, você encurta o caminho e otimiza o investimento, pois a retenção de clientes será maior.
Outro ponto interessante da landing page é que ela pode ser utilizada enquanto seu site ainda não fica pronto. Para isso, você cria as ações nas mídias sociais ou mesmo através do Google Adwords e direciona seus clientes para ela. Assim, enquanto você prepara o restante da estrutura para fazer seu marketing digital funcionar, já vai criando listas e segmentações de clientes.
E então, ainda tem alguma dúvida sobre usar ou não as Landing Pages?