Há bastante tempo, você já vem escutando falar em Marketing Digital e agora tem escutado este novo termo “Inbound Marketing” e não está conseguindo entender a diferença?
Deixa a gente tentar explicar para você.
O Marketing Digital é um tipo de maketing que já vem sendo aplicado há bastante tempo pelos marqueteiros de todo o mundo. Na verdade, desde que existe a internet se faz marketing digital, pois este tipo de estratégia desenvolve ações no mundo virtual, ou seja, e-mail marketing, anúncios em sites e blogs, ações em mídias sociais e, mais recentemente, tem englobado as ações mobile, como marketing por whatsapp.
O Inbound Marketing, por sua vez, é uma maneira de fazer Marketing Digital, ou seja, ele utiliza as mesmas ferramentas que o Marketing Digital, mas de uma maneira um pouquinho diferente. As palavras-chave do Inbound Marketing são relevância e conteúdo. Para desenvolver as ações, nós, profissionais de Inbound Marketing, nos focamos em criar conteúdos que sejam relevantes para os consumidores e oferta-los através das diversas ferramentas digitais, mapeando comportamentos dentro do mundo virtual que nos permitam oferecer esses conteúdos para os consumidores que demonstrem interesse por eles. E, a partir daí, desenvolver um relacionamento com ele até efetivar a venda.
Complicado? Nem tanto. Vamos dar um exemplo bem claro de uma estratégia de Inbound Marketing.
Vamos imaginar uma empresa que vende tênis e que está lançando um modelo feminino de última geração. Uma estratégia de Marketing Digital seria anunciar o produto nos principais portais esportivos de notícias ou enviar um e-mail marketing para a grande base de clientes, sem filtrar exatamente quem poderia ter interesse naquele modelo, enviando para homens e mulheres de qualquer idade.
Se fôssemos trabalhar a estratégia com o Inbound Marketing, primeiro faríamos um estudo detalhado para ver quem é a mulher que compraria este modelo de tênis. Então, produziríamos uma série de materiais direcionados a ela que tenham a ver com os esportes que ela pratica e que solucionam “problemas” que ela possa ter com eles, como, por exemplo, dicas para ela não sobrecarregar os músculos ao praticar o exercício. Estes materiais seriam oferecidos através das redes sociais, filtrando-se mulheres exatamente com aquele perfil, por hipótese: mulheres entre 30 e 45 anos, que moram em Porto Alegre, frequentam praças e/ou academias, curtem esportes, etc.
Impactada por um anúncio ou post que tem relevância para ela, a mulher acessa o site e percebe a autoridade e notoriedade da loja esportiva e daí se cadastra para receber esses materiais, fornecendo seus dados de contato. A partir daí, começamos um relacionamento com ela através de outros materiais e conteúdos enviados por e-mails totalmente direcionados, levando-a por uma jornada até concretizar a compra do tênis.
E o nosso trabalho não acaba aí: depois que ela comprou o tênis, podemos continuar nos relacionando com ela e oferecendo outros produtos, como acessórios para corrida, num processo de compra que pode durar um longo tempo para a marca.
Conseguiu entender a diferença?
Claro que somos suspeitos em falar, afinal, somos especialistas em Inbound Marketing, mas acreditamos muito nessa estratégia de relacionamento e venda com o consumidor e temos visto muito resultado em diversos segmentos, desde produtos, como o tênis do nosso exemplo, até serviços mais complexos, como consultorias.