Na semana passada, a equipe da Dito e Feito participou do Fórum de Marketing Digital2015, um encontro realizado pelo Digitalks, que reúne profissionais e agências de marketing digital de Porto Alegre. O dia foi bastante intenso, com ótimas discussões sobre o tema.
Um dos assuntos que mais se falou foi no marketing mobile, ou seja, o marketing direcionado para celulares e outros dispositivos móveis. Um dos palestrantes trouxe um dado muito interessante e que diz muito para nós, profissionais de marketing, empreendedores e empresários: uma pessoa, em média desbloqueia seu celular 159 vezes por dia. Seja para ver um e-mail que recebeu, enviar uma mensagem para alguém, consultar um telefone, dar uma espiada em alguma rede social, para mandar ou receber um whats.
Com essa informação e bastando observar a nós mesmos por alguns minutos – aliás, você deve, neste momento, estar tentando contar quantas vezes você mesmo não desbloqueia o celular, não é?! – dá pra ver o quanto estamos conectados o tempo todo através dos nossos celulares. Então, vamos combinar, não dá pra simplesmente ignorar essa mídia, não é mesmo?
Para atingir esses consumidores tão conectados, temos que pensar em pelo menos cinco estratégias super importantes:
- Primeiro e essencialíssimo é que seu site deve ser responsivo, ou seja, adaptável ao formato do celular. Hoje em dia, normalmente, a primeira pesquisa de um assunto é feita através do celular. A pessoa está lá, na rua ou passando no shopping, ou simplesmente na preguiça do seu sofá e quer pesquisar sobre um produto que deseja comprar: ela vai lá e digita no celular. Pode ser até que ela não conclua o processo de compra – se for o caso de um e-commerce – ou de pesquisa no celular, mas que ela vai começar por ali, isso vai. E se o seu site não for responsivo, pode ter certeza que ela vai abandoná-lo rapidinho e passar para a próxima opção.
- Segundo, que o SMS é, sim, uma excelente forma de chegar até seu cliente. Claro, tem muita gente usando de maneira errada, enviando qualquer mensagem para qualquer pessoa. Como nos e-mails, onde se trabalha com segmentação, no SMS vale também esta regra. E outra ainda mais importante: a pessoa deve QUERER receber a mensagem. Por isso, ao cadastrar o celular do seu cliente – e se você ainda não faz isso comece já! – pergunte se você pode enviar mensagens para ele por este meio.
- Terceiro, aprenda a usar o whatsapp como ferramenta de marketing. O whatsapp é um dos aplicativos mais utilizados para comunicação atualmente. Já existem maneiras profissionais de usá-lo para interagir com seus clientes. E o melhor: praticamente sem custo!
- Quarto, as redes sociais: ah, essas funcionam MESMO!! Quem não dá uma espiadinha na sua página do Facebook ou perfil do Instagram durante o dia? Sempre lembrando que nós, brasileiros, AMAMOS uma rede social e que muitas delas foram pensadas para o formato do celular, elas são simplesmente ótimas estratégias para atingir seus clientes! Você sabia que o horário de maior acesso no Instagram é à noite, por volta entre 21 e 23 horas? Pois dizem que é justamente porque esta é a hora em que as pessoas dão aquela relaxadinha antes de dormir “bisbilhotando” o que rolou nas redes durante o dia.
- Quinto e não menos importante: o e-mail! Sim, ele continua vivo! E muito vivo!!! Cada vez mais as pessoas utilizam o celular para checar suas caixas de e-mail quando estão fora do escritório, viajando ou até mesmo à noite e aos finais de semana. Por isso, não esqueça: o e-mail marketing também deve ser responsivo! Assim, você aumenta as chances de ele ser lido.
Depois de ler tudo isso, você deve ter ficado com muita vontade de partir para a ação, não é mesmo? Afinal, num mundo totalmente mobile, ficar parado não tá com nada!
Se você ficou tonto só de ler e não quer ficar de fora disso tudo, escreve pra gente que a Dito e Feito te ajuda a implantar uma estratégia de mobile marketing.
5 Comments
Olá, Gostei do artigo. Aguardo mais dicas como esta. Para eu que estou começando, estas dicas são muito importantes.
Gostei muito da abordagem deste assunto.
Animal o post, curti muito, ta de parabéns! Para mim que to começando agora, realmente vale a pena, muito legal.
Legal demais o post, muito bem escrito. Parabéns!
Muito bom este artigo. É sempre bom aprender um pouco mais sobre marketing digital.