Já faz algum tempo que estamos pesquisando sobre a importância do blog na estratégia de Marketing Digital. Aqui na Dito e Feito, utilizamos o blog não somente na nossa própria estratégia, mas, também para vários clientes. Por isso, temos tranquilidade em dizer que dá super certo. Mas, claro, temos algumas dicas para deixar seu blog mais atraente e, com isso, torna-lo mais efetivo.
Defina bem suas personas
Você sabe bem com quem vai falar? E sobre o que essas pessoas se interessam? Para criar bons textos, o primeiro passo é “desenhar” o seu público-alvo, segmentando no que chamamos de “personas”. Para isso, você identifica dois ou três estilos de clientes principais com quem você quer se comunicar. Então, cria um nome para cada e lista suas características. Além disso, pesquise sobre seus hábitos e interesses. Sabendo bem quem é seu cliente, fica bem mais fácil de escrever textos interessantes. Importante você se dar conta que não terá apenas um público-alvo genérico, mas sim, grupos bem segmentados para quem você produzirá materiais específicos. Então, você deverá produzir materiais intercalando os públicos, de maneira a atender todos dentro de um determinado período de tempo.
Se você não conhece bem seu público, pesquise
Talvez, ao tentar desenhar suas personas, você se dê conta que não conhece seu cliente a fundo. Mas é imprescindível que você tenha informações sobre ele! Então, pesquise! Não tenha receio de fazer isso! A melhor maneira é selecionar uma amostragem de clientes e conversar com eles pessoalmente, pois, se você simplesmente enviar um e-mail, pode não receber as informações que deseja, porque as pessoas, muitas vezes, não estão dispostas a fornecer seus dados. Outra maneira interessante de fazer isso é criando uma ação por trás da pesquisa, algo como uma promoção imperdível na qual, para participar, o cliente deve preencher um formulário de cadastro.
Pesquise sobre o que o mercado está falando
Se seus concorrentes possuem blog, dê uma espiada e veja sobre o que eles estão falando. Além disso, busque informações em revistas e sites especializados da sua área. Assim, você consegue até embasamento técnico para algumas questões.
Conheça os influenciadores do seu mercado e veja o que eles comentam
Hoje em dia, temos uma vastidão de blogueiros, nas mais diversas áreas! Certamente, na sua área você terá também. Então, procure identificar essas pessoas e acompanhe seus blogs, fanpages e perfis no Instagram e outras redes sociais para ver sobre o que eles estão comentando. Seu texto pode ser um texto aprofundando uma dessas questões ou trazendo uma nova perspectiva sobre elas.
Use o Planejador de Palavras-Chave do Google Adwords
Utilizar o planejador de palavras do Google Adwords é uma excelente maneira para ser mais assertivo no seu texto! Isso porque, através dele, você terá uma noção de como as pessoas estão pesquisando os assuntos ligados ao seu negócio. Por exemplo, se você tem um consultório dentário, procure jogar no planejador palavras como “clareamento dos dentes” ou “tratamento de canal” para ver como as pessoas buscam esses temas. A partir daí, delimite sua abordagem.(https://adwords.google.com.br/KeywordPlanner)
Peça e aceite opinião dos seus leitores
Outra dica bastante simples, mas que pode trazer belos resultados, é você perguntar diretamente para seus leitores sobre o que eles desejam ler. Para isso, coloque no final dos textos mensagem como: “Gostou desse post? Então, nos diga sobre o que mais você gostaria de ler!”.
Depois que você já tem bons conteúdos no seu blog, é importante você se relacionar com seus leitores até fazer deles seus clientes! Para te ajudar nessa tarefa, criamos o e-book Como transformar acessos em leads, que pode ser implantada tanto para seu site quanto para seu blog. Vale a pena ler! É gratuito e super fácil de baixar.