Você está começando um trabalho de marketing digital para sua empresa e tem dúvidas sobre qual a rede social que vai trazer mais resultados?
Aqui na Dito e Feito, costumamos dizer que uma andorinha só não faz verão, ou seja, não dá pra apostar em apenas uma rede social como ferramenta de relacionamento com seus consumidores. O ideal é utilizar duas ou mais, além de outras estratégias de marketing digital.
Mas como saber quais redes sociais usar? Bom, isso vai depender de cada negócio. Por exemplo, se você é da área de moda ou gastronomia, o Instagram é essencial, pois, como o centro dessa rede são as fotos, fica bem fácil “vender” seu produto (claro que usando fotos boas, né?!). Agora, se seu serviço é voltado para empresas, não vai ter como fugir do Linkedin, afinal é ali que se encontram os profissionais mais antenados de todos os mercados. Se você “fala” direto com seu público final, o Facebook é super indicado. Se seu público é bem jovem, Snapchat pode ser a melhor solução! Se é bem “descolado”, Periscope, que é a rede do momento!
No nosso Infográfico Comparativo das Redes Sociais, fizemos um panorama com as principais e suas características. Para acessá-lo, clique neste link.
De uma maneira geral, pode-se dizer que as principais redes para estabelecer uma estratégia de Inbound Marketing são o Facebook, o Linkedin, o Instagram e o Twitter.
Então, a dica é: avalie o perfil e o comportamento dos seus clientes para definir qual ou quais as redes sociais mais indicadas para o seu negócio. Crie uma linha editorial, produza conteúdos adequados a cada rede e desenvolva um belo e duradouro relacionamento com seu público! Mas não esqueça de manter sempre uma periodicidade nas publicações, porque seja em qualquer das redes sociais, o pessoal gosta é de conteúdo novo e atual!
E para criar seus perfis, se você seguir nossa dica de usar mais de uma rede, o ideal é que todos sejam iguais, ou seja facebook.com/suaempresa e @suaempresa. Se isso não for possível, pois o perfil já está sendo usado por outra empresa usando palavras semelhantes ou invertidas para criar os perfis nas várias redes sociais.