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Os clientes sumiram. E agora?

Os clientes sumiram

Estamos vivendo um ano de crise, com os índices de desemprego aumentando e o número de fechamento de empresas batendo recordes. Aliás, dizem por aí que a rede de lojas que mais cresce no Brasil é “uma tal de Aluga-se”.

Brincadeira à parte, o cenário está bem complicado por estas bandas. Muitas empresas estão vendo o número de seus clientes enxugarem muito e muito rapidamente. Mas o que fazer se o número de clientes está diminuindo?

Já falamos aqui pelo blog no ano passado que o que não dá pra fazer é ficar parado. As empresas que optarem por não fazer nada e esperar a crise passar, muito provavelmente serão levadas com ela.

Uma luz no fim do túnel

Nós, aqui na Dito e Feito, conseguimos visualizar duas oportunidades para reverter essa situação:

Primeiro, trazer mais clientes para seu negócio, clientes novos. Como fazer isso? Colocando sua cara no mercado! Essa é aquela hora em que você deve estar “à mostra” nas redes sociais, no Google, no bairro. Para isso, crie promoções, crie novos serviços, novos formatos e divulgue. Mostre para o mercado o que você está fazendo e crie senso de urgência. Seu cliente PRECISA experimentar o novo sabor de smoothie super refrescante e delicioso que você lançou essa semana. Sua cliente PRECISA daquele colar que apareceu na cerimônia do Oscar ontem. Seu cliente PRECISA se hospedar no seu hotel que acabou de ganhar um quarto temático. É hora de investir no Google, ter uma presença forte nas redes sociais, criar conteúdo bacana e estar próximo do seu cliente. E o inbound marketing pode te ajudar com isso, pois é uma estratégia com custos relativamente acessíveis, que trabalha todos esses pontos.

A outra opção é vender mais para os mesmos clientes, fazendo o que chamamos de upselling. Se o seu cliente já compra pão na sua padaria, ele pode começar a comprar também frios e leite fresco, por exemplo. Se seu cliente já usa uma plataforma de serviços, ele pode comprar um novo módulo que trará mais funcionalidades. E como se vende mais para os mesmos clientes? Com duas coisas: bom atendimento e personalização. Duas coisas com as quais o inbound marketing também pode ajudar! Através de estratégias de inbound, você consegue dar um atendimento personalizado ao seu cliente, oferecendo produtos e serviços no qual ele realmente tem interesse. Através da criação de conteúdo sobre esses produtos e serviços, ele se sente “acolhido” com um atendimento completo. Logo, estará solicitando esses produtos complementares ou adicionais que você estará oferecendo.

E você, vai ficar aí olhando a crise passar ou vai começar hoje mesmo a buscar uma dessas oportunidades?

Silvia Miebach
Silvia Miebach
Especialista em Inbound Marketing e Social Media

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