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E-mail marketing ainda dá resultado?

e-mail marketing dá resultado

Nos últimos tempos, o e-mail marketing foi tanto utilizado pelas empresas como forma de chegar até os consumidores, que acabou ficando um pouco saturado. Basta olhar sua caixa posta agora: quantos e-mails você recebeu nas últimas 24 horas? E quantos realmente leu?

Muitos e-mails recebidos e poucos e-mails lidos. Essa é a realidade da maioria dos usuários. Essa situação faz com que muitos empresários se perguntem se esta é uma ferramenta que ainda dá resultado.

Bom, nós não temos o menor medo em afirmar que SIM, o e-mail marketing ainda dá resultado. E muito! Mas, claro, tem que saber como utilizá-lo. E para isso, aí vão algumas dicas:

  • Tenha listas atualizadas para envio

As pessoas costumam trocar bastante de e-mails, por isso, antes de pensar em mandar um e-mail marketing, sugerimos que você verifique as listas que está usando – ou pensando em usar. Usar listas antigas é um dos 5 erros mais comuns que as empresas cometem na hora de enviar um e-mail marketing. O interessante é que sua lista não tenha mais de 2 anos.

  • O e-mail marketing deve ser segmentado

Não adianta você mandar o mesmo e-mail para a toda a sua base de clientes. Já falamos outras vezes aqui no blog e repetimos: a comunicação e a oferta devem ser personalizadas para quem realmente tem interesse! Não adianta nada você mandar um e-mail divulgando a nova unidade da sua escola para uma pessoa que sequer tem filhos, não é mesmo? Ela vai acabar deletando seu e-mail sem sequer abri-lo. Ou, pior, pode denunciá-lo como spam, o que pode fazer com que seu endereço caia na temida “black list” e seja impedido de enviar novos e-mails.

  • Deve trazer uma oferta ou um comunicado realmente relevante

Não adianta você enviar um e-mail marketing com algo muito generalizado ou com aquilo que você sempre fez. Deve ser algo realmente bacana, algo que motive o usuário a parar tudo o que está fazendo e investir dois minutos em lê-lo. Portanto, crie uma oferta imperdível, conte uma novidade que vai “abalar” seu mercado! Se o seu e-mail não for interessante e com assunto de qualidade o cliente pode passar a não gostar de você e nunca mais abrir seus e-mails. Leia um pouco mais sobre essas estratégias no post Como Vender mais para os mesmos clientes usando o e-mail marketing.

  • Seja útil

Se você não tem uma oferta irresistível, você tem que ser útil para seu cliente! Crie um guia que facilite sua vida num determinado item relacionado com sua empresa, ofereça um e-book ou uma facilidade. Assim, você aumenta as chances de leitura.

  • Mantenha constância no envio

Isso não quer dizer ser “chato” e enviar e-mails o tempo todo! Respeitando um certo cronograma, marque presença na caixa postal do seu cliente, enviando mensagens periodicamente, fazendo com que ele se lembre da sua existência. Claro que varia de acordo com cada caso, mas, em geral, recomendamos envios quinzenais para a base de clientes. Além disso, sugerimos que você tenha um fluxo de mensagens, pensando dentro da sua jornada de compras. Ou seja, e-mails sequenciais que vão acompanhando o cliente durante o processo de decisão de compra: primeiro você envia um e-mail apresentando o produto; depois, outro e-mail mais técnico com as características; mais adiante, um depoimento de um cliente que já utiliza, e assim por diante. Veja mais dicas sobre isso no post Criando um Cronograma de E-mail Marketing.

  • Tenha uma chamada impactante

Mais de 50% do sucesso no índice de abertura do e-mail está no seu Assunto do E-mail, pois o usuário só vai abri-lo se realmente se interessar por ele. Por isso, perca um tempinho a mais elaborando o título ideal. Se necessário, antes de enviar para a toda a base, faça um teste A/B para ver qual dos títulos escolhidos dá mais resultado.

  •  Não utilize imagens demais

Isso faz com que seu e-mail seja bloqueado pela maioria dos servidores. Prefira e-mails feitos em linguagem HTML.

  •  Intercale e-mails de foco comercial com informativos

Nem sempre o seu e-mail deve ser uma propaganda dos seus serviços. Para não cansar seu cliente, alterne com newsletters, ou seja, e-mails com conteúdo informativo, nos quais você conta novidades sobre a empresa, apresenta aspectos técnicos, traz uma entrevista com algum cliente ou qualquer outro conteúdo não comercial.

  • Tenha opção opt-out

É importantíssimo que você respeite seu cliente caso ele queira sair do seu mailing. Uma vez que ele solicitar a retirada do seu nome da listagem, faça isso prontamente. A melhor forma de fazer isso é tendo uma opção de opt-out no e-mail marketing, para que o seu cliente perceba que pode fazer isso sem chateações.

  • Entenda que o e-mail é apenas uma parte da sua estratégia de marketing digital

O e-mail marketing sozinho não fará você vender mais. Da mesma forma, nem sua fan page fará sozinha suas vendas decolarem. Nem seus anúncios no Google, nem seu Twitter. O marketing digital funciona porque é um conjunto de ferramentas utilizadas com uma mesma linguagem e para o mesmo fim. O e-mail marketing é, portanto, uma parte dessa engrenagem. Sua estratégia por e-mail deve estar lincada com a de mídias sociais, com a de anúncios e com a própria equipe de vendas (que deve ser avisada sobre os envios). Não se esqueça disso!

E para aprender um pouco mais sobre e-mail marketing, acesse nosso e-book gratuito Introdução ao E-mail Marketing ou veja alguns cases: Como o marketing digital garantiu aumento de 2041% no número de acessos do site Segurosnahora.com.br.

Silvia Miebach
Silvia Miebach
Especialista em Inbound Marketing e Social Media

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