Criar um bom cronograma de envios de e-mail marketing é essencial para o sucesso da sua estratégia de marketing digital. Com ele, você consegue ter uma visão global das oportunidades de interação e consegue organizar para que sua empresa esteja sempre em contato com seu cliente. A seguir, passamos algumas dicas para auxiliá-lo nessa tarefa.
Definir a periodicidade
O primeiro passo é definir a periodicidade de envio e esse é um ponto essencial porque você não pode enviar com tanta frequência a ponto de se tornar chato para o cliente, nem com tão pouca a ponto de fazê-lo esquecer-se de você! O tempo ideal depende de negócio para negócio, mas, o que normalmente recomendamos é um envio a cada 15 dias, sempre alternando entre mensagens institucionais e comerciais. Outra boa estratégia é soltar algumas newsletters com conteúdo informativo e útil, que possam auxiliar seu cliente com algum tópico, e aquelas que chamam para o blog, apresentando os últimos textos postados.
Liste as datas especiais da empresa
Agora, vamos pensar nas oportunidades que temos de interação com os clientes. Crie um calendário em branco com todos os meses do ano. Vá inserindo as ações já tradicionais da empresa, como aquela tão esperada promoção de Natal que você faz sempre ou a ação especial de aniversário. As datas fortes do comércio também já podem ser colocadas: Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Natal, etc.
Complete com datas comemorativas
Depois, pesquise sobre outras datas que possam ser interessantes para você. Podem ser gerais, como o Dia do Cliente, ou específicas da sua área de atuação, como o Dia da Enfermagem, quando você pode fazer algo direcionado para este público. No nosso Calendário Promocional, você encontra várias datas interessantes.
Produza conteúdo com antecedência
Tendo este mapa pronto, você saberá as oportunidades de envio e, com isso, organizará o cronograma das datas. Agora é hora de produzir o conteúdo. Não deixe para fazer no dia do envio. Procure pesquisar e preparar o material com pelo menos uma semana de antecedência. Mas não hesite em mudar algum ponto do texto caso aconteça algum fato inédito que mereça destaque.
Consulte outras pessoas
Com o texto pronto, nossa sugestão é passar para uma outra pessoa dar uma olhada, além de fazer uma revisão. Isso é bom porque, muitas vezes, ao fazer um texto somos generalistas demais e não conseguimos explicar totalmente a questão que estamos abordando ou, ao contrário, somos detalhistas demais e tornamos o texto chato. Então, tenha essa pessoa para avaliar e ajuda-lo com a redação final.
Segmente suas listas de clientes
Nem todos os clientes terão interesse em receber todos os seus e-mails. Por isso, procure segmentar suas listas de acordo com o perfil e o interesse em cada área. Assim, você maximiza as chances do seu cliente ler o e-mail marketing. Isso fará com que você tenha e-mails específicos para alguns públicos e outros gerais, para o grupo todo. Tenha atenção para que, ao fazer este cronograma de envio, não fique muito tempo sem mandar material para algum desses grupos segmentados.
Tenha uma ferramenta de envio
Por fim, escolha uma ferramenta para enviar estes e-mails. Além de aumentar a taxa de entrega, você corre menos risco de sua mensagem ser considerada um spam. Existem várias disponíveis no mercado, com inúmeras funcionalidades. Na Dito e Feito, utilizamos o RD Station, que é super prático de usar, tem um custo acessível e ainda inclui uma série de outros benefícios.
Se você quer continuar lendo sobre e-mail marketing, baixe nosso e-book Introdução ao E-mail Marketing.
1 Comment
Animal o post, curti muito, ta de parabéns! Para mim que to começando agora, realmente vale a pena, muito legal.