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Como fazer Marketing Digital pelo Whatsapp

Como fazer Marketing Digital pelo Whatsap

Whatsaps Marketing é um dos temas que está mais em voga no momento. Também, pudera, com o imenso número de usuários de smartphones que temos hoje no Brasil (são mais de 93 milhões, o que nos coloca na quinta posição mundial em número de smartphones!), era bem de se esperar. Então, é provável que você já tenha escutado por aí sobre empresas que estão utilizando este aplicativo nas suas estratégias de marketing e deve estar aí se perguntando como elas fazem isso.

O Whatsapp não é exatamente uma ferramenta de marketing digital, mas é uma excelente ferramenta de apoio.

Ele pode ser utilizado em dois momentos na sua estratégia de marketing digital: oferecer uma oferta específica para um público, levando-o para uma página de vendas ou uma página de captura de dados (landing page); ou como uma finalização a um processo de venda que foi iniciado no marketing digital.

Vamos explicar os dois casos.

 

Whatsapp para direcionar uma venda ou captar dados de cliente

Nestes casos, a interação com o cliente, ou o processo da venda, inicia-se no whatsapp. Uma vez que você tenha um bom cadastro dos seus clientes com os números de celular, você pode criar uma promoção específica para um determinado grupo de clientes. Por exemplo: você tem uma loja de produtos naturais e tem um grupo de clientes que se interessem por um determinado tipo de alimento. Você pode enviar uma mensagem específica para este grupo, direcionando-o para uma página de vendas do produto, até mesmo oferecendo um código de cupom de desconto para ser utilizado na compra. Essa sistemática funciona muito bem para quem tem e-commerce.

Agora, se o seu negócio não é vender on-line, mas você está precisando dar uma refinada no seu cadastro, você pode criar um conteúdo exclusivo para seus clientes, como um e-book, por exemplo, e enviar um whatsapp informando sobre ele, direcionando-o para uma landing page ou para seu site/blog. Então, nesta landing page, você solicita os dados que estão “faltando” no seu cadastro, como o e-mail do cliente, que vai promover uma outra forma de abordagem através do relacionamento.

 

Whatsapp para fechar a venda iniciada no ambiente digital

Outro caso em que o whatsapp pode ser uma excelente ferramenta é justamente fazendo o sentido contrário dos exemplos anteriores. Imagine que você é consultora de moda e tem um blog e que também tem forte presença nas redes sociais. Você utiliza a estratégia do inbound marketing para fechar seus negócios, ou seja, você “capta” seus leitores nas mídias sociais, leva-os para o blog, interage com eles através de materiais oferecidos nas próprias redes ou em e-mails marketing para, lá na frente, vender uma consultoria de moda. Imagine que você lançou um e-book sobre As cores da estação e ofereceu na sua fanpage e instagram. Uma determinada leitora baixou o e-book, através de uma página de captura na qual ela deixou o e-mail. Na semana seguinte, você envia para ela por e-mail um outro material “As peças coringa que você precisa ter para a estação”, o qual ela baixa também, desta vez complementando o cadastro com seu telefone. Na outra semana, você oferece um terceiro material que ela também “consome”. Acendeu a luzinha mostrando que esta é uma cliente em potencial! O que você faz agora? Envia um whatsapp com um convite especial com uma oferta tentadora para ela adquirir sua consultoria e pronto! Venda fechada!

 

Essa estratégia unindo whatspp e marketing digital não fez sentido para você?

 

Provavelmente, sim. Mas, na hora de implementar suas ações de whatsapp e marketing digital, não se esqueça das boas práticas do whatsapp marketing:

  • Ter um número que seja só da sua empresa (nada de usar o seu celular pessoal, hein?!).
  • Ter uma opção de opt-in nas suas campanhas, onde o cliente permita que você envie mensagens.
  • Enviar mensagens sempre por grupos de interesses específicos, para que o cliente não se sinta incomodado com sua mensagem e perceba que você o conhece bem e sabe exatamente o que ele quer!
Silvia Miebach
Silvia Miebach
Especialista em Inbound Marketing e Social Media

1 Comment

  1. Antonio disse:

    Excelente artigo, gostaria de ver mais artigos bom como esse, Para mim que estou começando agora é importante.

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