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A importância de ter conteúdo de qualidade e relevante

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O marketing de conteúdo, mais do que uma tendência, é uma realidade no mercado. E uma realidade que funciona! Existem estudos que comprovam que uma empresa que fornece conteúdo de qualidade para seu cliente retém muito mais seus clientes e consolida mais vendas.

Mas por que, afinal, isso é tão importante?

Imagine-se como um consumidor, cercado de propagandas, banners, cupons de desconto e mil e uma informações totalmente desconexas sobre um determinado produto ou, pior, vários ao mesmo tempo. A verdade é que somos bombardeados com informações o tempo todo: no e-mail, no celular, no Facebook, em todos os lugares. Mas o que te faz parar para ler com mais atenção alguma delas? O que faz você escolher justamente aquele post para ler ou faz você dar uma espiadinha naquele e-mail antes de deletá-lo?

Bom, deixando de lado as questões de design que, impactam muito na decisão sobre absorver uma informação ou não, o que faz com que você queira ler aquele post ou e-mail é se ele é relevante para você. Se você, de alguma maneira, considera que aquele conteúdo pode ser útil, seja para aprender um pouco mais sobre determinado assunto, seja para esclarecer uma dúvida ou até mesmo conhecer uma solução nova para aquele problemão que vinha lhe incomodando.

Então, a primeira conclusão que podemos tirar é que conteúdo de qualidade é um diferencial para as empresas, porque faz com que o consumidor dedique aqueles preciosos 5 minutos justamente para sua marca.

Mas não é só isso. Trabalhar bem o conteúdo pode lhe trazer ainda mais resultados. Tente se imaginar novamente como cliente. Quando você quer pesquisar sobre um serviço ou produto, o que faz? Vai direto para um buscador na internet (Google por exemplo), não? E começa a ler o que a busca lhe oferece. Pois é aí que o conteúdo vai fazer você se destacar de novo! Se você começa a escrever sobre um determinado tema, começa a ter leitores que gostam e compartilham seus textos, o Google vai entender que você é relevante no assunto e vai lhe colocando melhor nos resultados das buscas. Assim, aos poucos, você vai melhorando seu ranking na busca orgânica, aparecendo entre os primeiros resultados e, portanto, garantindo a atenção dos usuários.

Além disso, seu nome vai ficando conhecido no meio. Ou seja, você vai se transformando num especialista no assunto, aquele nome que as pessoas irão buscar quando tiverem uma dúvida sobre um determinado tema. Mesmo que um cliente acesse um texto do seu blog e não compre seu produto naquele momento, ele vai transformá-lo numa referência e vai voltar a procura-lo quando quiser fazer a compra ou até mesmo para colher sua opinião sobre o tema.

Seguindo nessa mesma linha, outro benefício de ter bons conteúdos é que isso vai abrindo portas para você! Se um usuário sabe que você é um profissional sério, que tem informações relevantes a oferecer, quando receber um e-mail marketing da sua empresa ou for impactado por um post no Facebook ou Instagram ele vai lhe dedicar uns minutos de atenção, afinal, você é um especialista e sabe do que está falando e aquilo que você está trazendo naquele momento certamente será útil!

E o melhor de tudo: com bons conteúdos, você aumenta organicamente o alcance dos seus materiais nos buscadores da internet, pois os usuários terão vontade de compartilhá-los nas redes sociais e sugeri-los para amigos que estejam buscando informações sobre aquele assunto.

Quer algumas dicas para produzir conteúdo para seu blog? Leia o post Como gerar conteúdo relevante para seu blog e descubra!

Silvia Miebach
Silvia Miebach
Especialista em Inbound Marketing e Social Media

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