Quem tem um site ou blog quer ter um bom número de visitantes, não é mesmo? Mas nem sempre é fácil conseguir atrair pessoas para ele, ainda mais pessoas com o perfil do cliente que você está buscando.
Por isso, sugerimos 7 ações bem práticas que irão lhe trazer mais visitantes:
- Tenha uma boa presença nas redes sociais: esteja onde seu cliente está. Seja no Facebook, no Linkedin, no Instagram, esteja lá também, publicando conteúdos interessantes, interagindo com o cliente e, sim, promocionando conteúdos, para que seu alcance seja maior. É importante investir nem que seja R$ 10 por post para que suas mensagens cheguem nos seus fãs.
- Crie “iscas” para levar seus clientes para o site: materiais bacanas sobre um determinado assunto relacionado ao seu produto ou serviço. Por exemplo, se você tem uma agência de viagens, um material bacana pode ser “Roteiro de lugares baratos e interessantes para mochileiros em Londres – Saiba como conhecer lugares incríveis sem gastar muito”.
- Mande e-mail marketing para sua base de clientes: crie promoções, apresente novos produtos, convide para um evento, disponibilize uma amostra grátis. Crie motivos para interagir com seus clientes e envie e-mails informando sobre as novidades, claro, lincando com o seu site/blog.
- Faça transmídia: sabe aquela publicação que você fez na sua fanpage? Linque com um post sobre o mesmo assunto no seu blog. Sabe aquele artigo que você colocou no Linkedin? Continue o assunto no blog. Leve as pessoas de uma mídia para a outra.
- Exercite o “link building”: essa é uma prática que dá muito certo para quem blog e que possui parceiros que “trocam” conteúdo. Por exemplo, se sua empresa vende móveis e você tem um blog sobre tendências em decoração, convide um arquiteto bacana para fazer um texto e lincar com seu blog; ou faça uma parceria com a loja de tapetes da esquina para “trocarem” textos de um blog para outro, fazendo com que seus clientes visitem o blog deles e os dele visitem o seu. Isso aumenta não apenas o número de visitas no site como também melhora seu posicionamento no Google.
- Publique conteúdos com qualidade e com frequência: para ser mais encontrado por seus clientes, publique, publique e publique. Pelo menos uma vez por semana. Assim, seus clientes vão estar frequentemente recebendo novidades de você e o Google vai ver que você está frequentemente produzindo materiais interessantes. A grande dica nesse item é: na hora de escrever, use as palavras-chave do seu negócio. Isso, com o tempo, irá coloca-lo em locais de destaque na busca orgânica.
- Invista em Google Adwords. Sim, investir é importante. Ainda mais se você quer resultado rápido. Com os anúncios, você impulsiona a divulgação, fazendo com que o Google “apresente” seu site/blog para as pessoas que estiverem buscando por determinadas palavras-chave.
Como você pode ver, não são dicas tão complexas que você não pode começar hoje mesmo. Seja aplicado e seja persistente. Mesmo não tendo verbas tão altas para investir é possível, sim, trazer tráfego para seu site. Pode ter certeza que implementando essas 7 práticas você vai ter um retorno bem bacana no seu site ou blog.